SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especialEditorial 20 anos do SUS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.)  no.spe São Paulo  2008

 

Apresentação

 

 

É com enorme alegria que celebramos os 20 anos do SUS. O jovem SUS!

A juventude se caracteriza como o momento de turbulências, crises, agitações, calmarias, indagações, contestações, balanços, movimentos! Ou seja, o jovem é por si só desassossegado, irrequieto. Adora desafios. Busca respostas, muitas vezes sem método mas com muita determinação, ânimo e entusiasmo. Ele quer e precisa fazer escolhas.

Para o jovem, o deus cronus - o tempo que devora - é implacável; por isso, o mais das vezes, kairós - o tempo da oportunidade - é o que inspira suas ações.

É, com isso em mente, que o Instituto de Saúde saúda todos aqueles que hoje ocupam diferentes posições na prática cotidiana do SUS, em especial, a todos os autores desse BIS. E esses ao serem homenageados expõem suas reflexões e convicções sobre os 20 anos do SUS, revelando suas inquietações, balanços, apreensões, desafios, movimentos, certezas, incertezas e perspectivas peculiares dessa fase da existência do sistema público de saúde.

Difundir idéias, promover o debate, registrar fatos é a maneira justa que há para se manter viva a história dessa política pública de saúde comprometida com a saúde como direito social do povo brasileiro.

 

Luiza Sterman Heimann