SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2Evaluation of multidisciplinary courses in leprosyEpidemiological profile of leprosy in the hyperendemic municipality in the inner of brazilian southeastern author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Hansenologia Internationalis (Online)

Print version ISSN 1982-5161

Abstract

SILVA, Raimundo Sérgio de Oliveira; SERRA, Sônia Maria Ferreira da Silva; GONCALVES, Eloisa da Graça do Rosario  and  SILVA, Antonio Rafael da. Hanseníase no município de Buriticupu, Estado do Maranhão, Brasil: estudo de incapacidades em indivíduos no pós-alta. Hansenol. int. (Online) [online]. 2012, vol.37, n.2, pp. 54-60. ISSN 1982-5161.

O município de Buriticupu apresenta indicadores epidemiológicos que o classificam como hiperendêmico para hanseníase. Levando em conta o potencial da doença em causar incapacidades físicas e limitações de natureza psicossocial foi desenvolvido um estudo com o objetivo de caracterizar o grau de limitação funcional, de atividade física e da participação social de indivíduos após alta por cura. O estudo, transversal e descritivo, foi desenvolvido no período de junho a dezembro de 2010 em uma amostra de 69 indivíduos que tinham recebido alta do tratamento entre 2007 e 2009. Foi feita avaliação simplificada da função neural, aplicação da escala SALSA (para caracterizar a limitação de atividade e consciência de risco) e da escala de participação (para caracterizar a restrição à participação social do indivíduo), além do cálculo do escore OMP. Foi identificada uma população predominante do sexo masculino, na faixa etária economicamente ativa e com ocupação relacionada a demandas por esforço físico, com destaque para lavrador. O percentual de 76,8% dos pacientes não apresentava incapacidades físicas e 59,4% não apresentava limitação de atividades. Não foi constatada percepção de risco de sofrer lesões traumáticas por 69,6% dos indivíduos, enquanto 72,5% dos indivíduos não apresentaram restrição significativa à participação social. Apesar dos dados favoráveis, o percentual que apresentou alterações reflete a necessidade de melhoria na atenção pós-alta ao indivíduo no município.

Keywords : Hanseníase; Avaliação da Deficiência; Alta do Paciente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese