SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2Quantification of serum leptin levels in leprosyLeprosy in municipality of Buriticupu, State of Maranhão, Brazil: study of disabilities in individuals in post-discharge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Hansenologia Internationalis (Online)

Print version ISSN 1982-5161

Abstract

BELUCI, Marli Luiz; BORGATO, Maria Helena  and  GALAN, Noêmi Garcia de Almeida. Avaliação de cursos multiprofissionais em hanseníase. Hansenol. int. (Online) [online]. 2012, vol.37, n.2, pp. 47-53. ISSN 1982-5161.

Trata-se de estudo descritivo com o objetivo de investigar a contribuição dos cursos em hansenologia, oferecidos por instituição especializada, refletida nas respectivas unidades de trabalho dos participantes. Para a coleta de dados, foi utilizado questionário estruturado "online", hospedado no sítio do ILSL, com questões sobre ações e atividades do Programa de Controle da Hanseníase (PCH) e enviado aos participantes dos cursos entre 2005 a 2007. Os cursos foram frequentados predominantemente por mulheres, enfermeiras, seguido por fisioterapeutas e médicos, sendo que a maioria já trabalhava no PCH há menos de seis meses. Dos 115 respondentes, 59% implantaram o exame dermatoneurológico e a prevenção de incapacidades na unidade de trabalho e implementaram as atividades de suspeição diagnóstica e de tratamento. Os demais respondentes (41%) não atuavam mais no programa por terem sido remanejados para outras unidades de saúde. Apesar da alta rotatividade, os cursos subsidiaram os profissionais para implantar/implementar atividades em hanseníase em suas unidades de saúde, mostrando a importância da manutenção regular desses cursos.

Keywords : Hanseníase; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Recursos Humanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese