SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2Leprosy: an approach from the perspective of health promotionProfile of knowledge about Leprosy among residents of a family health strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Hansenologia Internationalis (Online)

Print version ISSN 1982-5161

Abstract

PIERI, Flávia Meneguetti et al. Fatores associados às incapacidades em pacientes diagnosticados de Hanseníase: um estudo transversal. Hansenol. int. (Online) [online]. 2012, vol.37, n.2, pp. 22-30. ISSN 1982-5161.

O objetivo do estudo foi analisar os fatores associados às incapacidades em pacientes diagnosticados de hanseníase. Trata-se de um estudo epidemiológico de corte transversal com dados oriundos dos municípios que compõem a 17ª Regional de Saúde do Estado do Paraná. Os dados foram obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, sendo selecionados os casos diagnosticados de hanseníase entre 2009 e 2012. Para testar associação entre as incapacidades de hanseníase e as variáveis independentes recorreu-se ao teste qui-quadrado de proporções bicaudal. Fixou-se alpha em 5% (α = 0,05) como estatisticamente significativo. Foram identificados 245 casos de hanseníase diagnosticados, destes 129 (52,7%) eram do sexo masculino, com faixa etária acima dos 46 anos (n=103; 52,7%). Os fatores que apresentaram associação estatisticamente significativas com as incapacidades foram baixa escolaridade (p<0,001), idade avançada (p<0,001), ter sido transferido, reingresso ou recidivas (p=0,007). As incapacidades correspondem um problema importante no cenário investigado, verificando grupos mais acometidos por esse evento do que outros, assim esses primeiros devem ser priorizados em termos de oferta de ações e serviços de saúde.

Keywords : Hanseníase; Epidemiologia; Acesso aos Serviços de Saúde; Prevenção de Doenças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese