SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue102Evaluation of the fetal maternal binomial after bariatric surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

BEPA. Boletim Epidemiológico Paulista (Online)

On-line version ISSN 1806-4272

Abstract

EVANGELISTA, Luanna Soares de Melo  and  SIBAJEV, Alexander. Perfil epidemiológico da leishmaniose visceral no estado de Roraima. BEPA, Bol. epidemiol. paul. (Online) [online]. 2012, vol.9, n.102, pp. 30-35. ISSN 1806-4272.

Este trabalho objetivou descrever as características epidemiológicas da leishmaniose visceral no estado de Roraima no período de janeiro 2006 a dezembro de 2008. Foram coletados dados registrados no Laboratório Central do estado de Roraima e no Centro de Controle de Zoonoses do município de Boa Vista. Buscou-se mostrar os dados em humanos e caninos e a relação entre eles. Os casos confirmados em humanos revelaram predomínio em crianças do sexo masculino com idade entre 1 a 4 anos. A infecção em caninos mostrou, durante o período analisado, 52 animais diagnosticados com a doença. Os casos em humanos e caninos estavam concentrados principalmente nos municípios de Uiramutã, Pacaraima e Normandia, sendo consideradas regiões de risco, principalmente em áreas indígenas, onde o vetor da doença já foi identificado.

Keywords : Epidemiologia; Leishmaniose; Zoonoses; Cães; Humanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese