SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue102Validation of the counterimmunoelectrophoresis assay for laboratory diagnosis of meningitis caused by Neisseria meningitidis serogroups A, B, C and W135 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

BEPA. Boletim Epidemiológico Paulista (Online)

On-line version ISSN 1806-4272

Abstract

BARBOSA, Gerson Laurindo; SILVA, Rubens Antonio da; RODRIGUES, Vera Lúcia Cortiço Corrêa  and  WANDERLEY, Dalva Marli Valério. Busca ativa de triatomíneos em área com ausência de notificações como subsídio à estratégia de vigilância entomológica no Estado de São Paulo. BEPA, Bol. epidemiol. paul. (Online) [online]. 2012, vol.9, n.102, pp. 04-12. ISSN 1806-4272.

Avaliações das notificações de triatomíneos pela população em áreas de maior dispersão da espécie Panstrongylus megistus apontaram que as mesmas não têm ocorrido, ou acontecem de forma bastante esporádica. Para monitorar a situação foi proposta realização de busca ativa em localidades destas áreas. O critério para a estimativa da amostra das localidades considerou a positividade observada no intra e peridomicílios em imóveis pesquisados no período de 1990 a 1999. Nos anos de 2008 e 2009 foram pesquisadas as unidades domiciliares de 110 localidades, totalizando 4466 domicílios com 20 positivos, perfazendo uma positividade de 0,04% para intradomicílio e 0,4% para o peridomicílio. Coletaram-se 136 exemplares de triatomíneos, 90,4% referentes à espécie Triatoma sordida e 9,6% a Panstrongylus megistus, concentrados no peridomicílio (92,3%). Todos os exemplares examinados foram negativos para Trypanosoma cruzi. Os resultados permitem afirmar que a estratégia de vigilância está sendo conduzida de maneira eficaz, e que, embora se constate a presença de focos de triatomíneos no peridomicílio, não ocorre à instalação de colônias na intradomicílio. Os trabalhos de educação em saúde devem ser intensificados visando manter a população motivada a identificar a presença desses insetos, encaminhar às áreas competentes para a confirmação e controle de eventuais focos de infestação.

Keywords : Triatomíneos; Controle de Vetores; Doença de Chagas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese