SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número95 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BEPA. Boletim Epidemiológico Paulista (Online)

versão On-line ISSN 1806-4272

Resumo

YANO, Helena Miyoco; GUARDIA, Rita Cristina Agostinho; FARIAS, Fernanda Fernandes  e  SANTOS, Ana Paula. Identificação de corticóides e piroxicam por cromatografia em camada delgada em medicamentos manipulados falsificados. BEPA, Bol. epidemiol. paul. (Online) [online]. 2011, vol.8, n.95, pp. 04-13. ISSN 1806-4272.

Muitos medicamentos manipulados comercializados como “naturais” para o tratamento de dores são livremente vendidos no país. Entretanto, os padrões de qualidade e segurança destes produtos, estabelecidos pela legislação vigente, nem sempre são satisfatórios. Erros na rotulagem, assim como fraudes por adição de substâncias não declaradas nas formulações são freqüentes nas amostras encaminhadas ao Centro de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do Instituto Adolfo Lutz. Este trabalho descreve um levantamento sobre a presença de glicocorticóides e piroxicam em produtos magistrais contendo formulações naturais de plantas utilizadas no tratamento de dores de coluna, artrites e tendinites. Foi detectada a presença de corticóides e/ou piroxicam em sete de vinte e cinco amostras analisadas entre 2004 e 2010, o que indica uma situação de alerta em se tratando de medicamentos manipulados que não deveriam constar indicações terapêuticas.

Palavras-chave : Corticóides; Piroxicam; Fraude; Risco; Vigilância Sanitária; Medicamentos Manipulados; Cromatografia em camada delgada comparativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português