SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número86Deficiência de iodo e suas implicações na área da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BEPA. Boletim Epidemiológico Paulista (Online)

versão On-line ISSN 1806-4272

Resumo

FRED, João; KITAGAWA, Beatriz Yuko  e  OLIVEIRA, Sílvia Silva de. Avaliação do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Poliomielite e Paralisias Flácidas Agudas no estado de São Paulo, 2008. BEPA, Bol. epidemiol. paul. (Online) [online]. 2011, vol.8, n.86, pp. 04-18. ISSN 1806-4272.

A poliomielite é uma doença viral inflamatória resultante da destruição dos neurônios motores, caracterizada clinicamente por paralisia flácida aguda (PFA). A Organização Mundial de Saúde (OMS) firmou o compromisso de erradicar a doença no mundo a partir de 1988, mas atualmente ela permanece endêmica em quatro países. O Brasil não registra casos desde 1989, e em 1994, recebeu a certificação de país livre da poliomielite. O Sistema de Vigilância Epidemiológica das PFA (SVE-PFA) tem por objetivo manter a poliomielite erradicada. Foi realizada avaliação do SVE-PFA utilizando-se metodologia proposta pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), de Atlanta (EUA), em 2001. Os resultados apontaram que o sistema é complexo, flexível, apresenta qualidade dos dados regular, aceitabilidade satisfatória, é sensível, não oportuno, com valor preditivo positivo alto para definição de caso, representativo do agravo e estável. Demonstrou ser útil para atingir seu objetivo de manter a poliomielite causada pelo póliovirus selvagem erradicada no País. Com base nos achados, recomenda-se que o Estado oriente o preenchimento oportuno e correto da FIE de PFA, enfatize a importância da coleta oportuna de fezes para possibilitar o descarte laboratorial de casos suspeitos de PFA, oriente o encerramento oportuno da investigação epidemiológica no SinanNet, estimule a notificação de casos suspeitos de PFA que preencham as definições de caso e atualize anualmente as informações sobre o agravo no site do CVE.

Palavras-chave : Avaliação de programas e projetos de saúde; Vigilância epidemiológica; Poliomielite.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português