SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue68Molecular diagnosis of leishmaniasis: contribution to the American Visceral Leishmaniasis Surveillance Program in Sao Paulo State author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

BEPA. Boletim Epidemiológico Paulista (Online)

On-line version ISSN 1806-4272

Abstract

SANTO, Leila Aparecida Leite do Amaral; SANTOS, Paula Cristina Hoelz  and  MOREIRA, Maria Elisa. Perfil clínico, epidemiológico e laboratorial dos pacientes com tuberculose em hospital universitário da região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo. BEPA, Bol. epidemiol. paul. (Online) [online]. 2009, vol.6, n.68, pp. 14-21. ISSN 1806-4272.

O presente estudo tem por objetivo analisar características clínicas, epidemiológicas e laboratoriais dos pacientes diagnosticados com tuberculose em um hospital universitário do Vale do Paraíba, SP. No período de 2000 a 2006, foram analisadas 156 fichas de notificação de tuberculose de pacientes com idade entre 15 e 65 anos, de ambos os sexos. Os dados foram armazenados em banco de dados informatizado (EPInfo). Trata-se de uma população na sua maioria masculina, com idade média de 45 anos, em ocupações não especializadas. Em 78,7% dos casos a forma clínica encontrada foi pulmonar, seguida da ganglionar periférica (6,5%); o diagnóstico foi realizado com RX de tórax em 80,7% dos casos, das quais 35,3% tiveram baciloscopia positiva, com 8,3% de cultura também positiva. A principal comorbidade foi infecção por HIV (64,7%) e a descoberta da doença foi de 35,3% em serviço público de saúde. A forma clínica predominante é a pulmonar, seguida pela ganglionar periférica, devido à coinfecção por HIV. A maioria dos casos foi diagnosticada por Rx do tórax e baciloscopia de escarro, estando de acordo com o padrão nacional.

Keywords : tuberculose; epidemiologia; diagnóstico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese