SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue43Evaluation of Lambdacialotrin efficacy for Lutzomyia longipalpis control author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

BEPA. Boletim Epidemiológico Paulista (Online)

On-line version ISSN 1806-4272

Abstract

GAWRYSZEWSKI, Vilma Pinheiro. O impacto das causas externas entre crianças e adolescentes no Estado de São Paulo, 2005. BEPA, Bol. epidemiol. paul. (Online) [online]. 2007, vol.4, n.43, pp. 12-15. ISSN 1806-4272.

As causas externas estão entre as principais causas de morbimortalidade de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo deste estudo é realizar uma análise incial da morbi-mortalidade decorrente de causas externas não-intencionais (também chamadas "acidentes") em crianças e adolescentes desta faixa etárias, residentes no Estado de São Paulo, com os dados de 2005, enfatizando algumas medidas de intervenção no ambiente doméstico. Foram analisados os bancos de dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Os resultados encontrados mostraram que as causas externas situam-se entre as cinco principais causas de morte para todas as faixas etárias da população do estudo e também para as internações hospitalares realizadas no Sistema Unico de Saúde (SUS), exceto para menores de 1 ano. A análise segundo os tipos de causas externas evidenciou diferenças marcantes entre as informações de mortalidade e morbidade hospitalar. As sufocações, afogamentos e atropelamentos são freqüentes causas de morte. As quedas, queimaduras e acidentes de transporte são importantes causas de hospitalização.

Keywords : causas externas; acidentes domésticos; criança; adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese