SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue43Impact of external causes among children and adolescents in the State of São Paulo, 2005 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

BEPA. Boletim Epidemiológico Paulista (Online)

On-line version ISSN 1806-4272

Abstract

CAMARGO-NEVES, Vera L F de; RODAS, Lílian A C; CABRAL, Gisele  and  PAULIQUEVIS JR, Clóvis. Avaliação da eficácia Lambdacialotrina para o controle de Lutzomyia longipalpis. BEPA, Bol. epidemiol. paul. (Online) [online]. 2007, vol.4, n.43, pp. 04-11. ISSN 1806-4272.

Os autores apresentam os resultados do estudo de avaliação da eficácia da Lambdacialotrina (Demand 10 CS®, Syngenta) para o controle da densidade de Lutzomyia longipalpis obtidas de dois municípios (Araçatuba e Birigüi) do Oeste do estado de São Paulo, região que vem sofrendo pressão de inseticida desde 1987. Provas biológicas de parede (OMS 1972) foram realizadas: 0, 3 e 30 dias após a aplicação do praguicida. A concentração do inseticida foi de 0,03g ia/m2 de parede e foi avaliada a necessidade de adição à solução do espalhante adesivo Iharaguen's (Ihabras SA), obtendo-se o volume de 50mL do produto para 8l da solução. Essa mistura foi aplicada em três faixas com área de 2,10m2 cada uma, com auxílio de bomba pulverizadora de compressão prévia, modelo Guarany. Foram avaliados os procedimentos operacionais, como homogeneidade da calda, entupimento de bico, odor e os efeitos de escorrimento e mancha. A eficácia foi avaliada pela taxa de mortalidade obtida em 24 horas, após a exposição de 15 a 20 exemplares/cone de L. longipalpis durante uma hora. Verificou-se diferença na susceptibilidade das cepas do vetor dependendo do tipo de acabamento da parede, do número de dias após a aplicação e da origem da cepa.

Keywords : Lutzomyia longipalpis; controle químico; borrifação; leishmaniose visceral americana; Lambdacialotrina; piretróide.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese