SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Adoção de orientações visando à prevenção da violência contra escolares: uma ação conjunta entre a saúde e a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

CAMPOS, Ariane Graças de  e  SOUZA, Maria Paula Freitas de. Violência muda e preconceito: estratégias de uma equipe de saúde em defesa da cidadania da população de rua. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2013, vol.14, n.3, pp. 344-351. ISSN 1518-1812.

Este trabalho é um relato da experiência vivida por uma equipe especial da Estratégia Saúde da Família da região central do município de São Paulo, no período de julho de 2008 a abril d e 2013, cuja atuação ocorreu junto a um homem em situação de rua há 22 anos, na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS). O presente relato tem por objetivos mostrar as estratégias que a equipe de saúde utilizou para o enfrentamento da violência muda evidenciada pelos preconceitos vivenciados diariamente pela população em situação de rua, no sentido de permitir o acesso à Unidade Básica de Saúde, assim como ultrapassar as barreiras sociais e aquelas encontradas nos próprios serviços de saúde. Este artigo propõe que o acolhimento às pessoas em situação de rua seja diferenciado e prioritário nos serviços de saúde, estimulando a autonomia e a cidadania, articuladas a toda a rede social e de saúde no território.

Palavras-chave : População de Rua; Atenção Básica em Saúde; Preconceito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português