SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Management of Violence and Accidents Surveillance and Health Promotion in Paraná as a response to fighting domestic and sexual violenceLimitations in the assistance to women who suffer sexual violence by the Specialized Police Stations índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versión impresa ISSN 1518-1812

Resumen

LACERDA, Roberto dos Santos; ARAUJO, Edna Maria de; HOGAN, Vijaya Krisna  y  SOUZA, Ionara Magalhães de. Morbidade por causas externas: os casos não registrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2013, vol.14, n.3, pp. 312-319. ISSN 1518-1812.

O aumento da violência vem se configurando como um importante desafio enfrentado em todo o mundo. Objetivou-se analisar a morbidade violenta em Feira de Santana (BA), segundo o perfil das vítimas, agressores e circunstâncias dos atos violentos. Realizou-se um estudo transversal com coleta retrospectiva de casos que apresentaram lesões corporais atendidos pelo Departamento de Polícia Técnica do município, no período de 2006-2008. Foram registrados 4.158 casos de lesão corporal, com maior ocorrência entre homens jovens. A média de idade das vítimas foi 30,4 anos (± 13,2 anos). A distribuição segundo a faixa etária mostrou que os adultos jovens nas faixas de 20 a 29 anos e 30 a 39 anos concentraram os maiores percentuais de casos (34,5% e 23,8%, respectivamente). A análise por causa específica evidenciou que as violências intencionais foram mais frequentes entre pessoas de 10-19 anos (86,6%). As intervenções legais foram o principal motivo das agressões (28,9%), seguidas dos conflitos em família (21,5%). Evidencia-se a necessidade de melhoria da qualidade da informação gerada pelo boletim de ocorrência policial e laudo do exame de “corpo de delito” e efetivação de políticas públicas, na perspectiva do Sistema Único de Saúde, que enfoquem a prevenção da violência e a promoção da cultura da paz.

Palabras llave : Morbidade; Causas Externas; Violência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués