SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Identificando potencialidades e fragilidades do trabalho em rede de proteção contra a violência na infânciaO perfil epidemiológico dos casos notificados por violência doméstica, sexual e/ou outras violências interpessoais em Chapadão do Sul (MS) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

PEREIRA, Aline de Souza et al. Notificação de maus-tratos contra crianças e adolescentes na percepção dos profissionais da Estratégia Saúde da Família. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2013, vol.14, n.3, pp. 289-295. ISSN 1518-1812.

O objetivo deste trabalho foi compreender a percepção dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre a notificação de maus-tratos contra crianças e adolescentes. Trata-se de estudo qualitativo realizado com seis profissionais da Equipe Básica de Saúde da Família da Secretaria Executiva Regional II, em outubro e novembro de 2012, no município de Fortaleza, Ceará. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semi estruturada, individual, e os dados foram organizados conforme a análise de conteúdo de Bardin. Todos os preceitos éticos e legais foram respeitados. Os resultados apontaram medo dos profissionais em notificar casos de maus-tratos em crianças e adolescentes; a importância da ficha de notificação para os profissionais e possíveis entraves apresentados pelos profissionais para a notificação, como dificuldade para o preenchimento. Conclui-se que os participantes reconhecem o papel da ficha, porém o enfrentamento desse problema está relacionado diretamente a sua práxis. Portanto, espera-se que esses profissionais da saúde rompam o silêncio no que se refere à complexidade da notificação de maus-tratos contra crianças e adolescentes, por meio de uma conscientização de seu papel em relação a essa problemática.

Palavras-chave : Maus-tratos Infantis; Notificação; Saúde da Família; Criança; Adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português