SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3O impasse na suspeita ou na confirmação de abuso sexual infantil: a necessidade de encontrar marcas físicasNotificação de maus-tratos contra crianças e adolescentes na percepção dos profissionais da Estratégia Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

FERNANDES, Ana Paula Pereira  e  MAZZA, Verônica de Azevedo. Identificando potencialidades e fragilidades do trabalho em rede de proteção contra a violência na infância. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2013, vol.14, n.3, pp. 280-288. ISSN 1518-1812.

Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com o objetivo de identificar potencialidades e fragilidades do trabalho em rede de proteção contra a violência na infância. O estudo foi conduzido no município de Colombo (PR). Participaram 46 profissionais que integram a rede de proteção contra a violência na infância do município. A coleta de dados foi realizada no período de abril a junho de 2011, por meio de entrevistas semi estruturadas gravadas. Utilizou se a análise de conteúdo de Bardin, na categoria temática, à luz das concepções teóricas de Fritjof Capra. Emergiram três categorias: Percepção da Rede de Proteção, Realimentação da Rede de Proteção e Conexões Não Lineares da Rede de Proteção. O estudo permitiu conhecer a dinâmica organizacional da Rede de Proteção contra a Violência na Infância em uma perspectiva autopoiética, integrativa, interativa, criativa e interdependente entre os diferentes setores e serviços que conformam a teia para a proteção infantil, sendo essa rede um potencial para a prática dos profissionais, em especial os profissionais de saúde. Com isso, os profissionais podem ultrapassar a dimensão singular para construir propostas que incorporem as dimensões estruturais e sociais para garantir o direito de proteção às crianças e suas famílias.

Palavras-chave : Apoio Social; Violência; Saúde da Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português