SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3The dilemma of suspecting vs confirming child sex abuse: the need of finding physical evidenceMistreatment reports against children and adolescents under the lens of Family Health Strategy professionals índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versión impresa ISSN 1518-1812

Resumen

FERNANDES, Ana Paula Pereira  y  MAZZA, Verônica de Azevedo. Identificando potencialidades e fragilidades do trabalho em rede de proteção contra a violência na infância. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2013, vol.14, n.3, pp. 280-288. ISSN 1518-1812.

Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com o objetivo de identificar potencialidades e fragilidades do trabalho em rede de proteção contra a violência na infância. O estudo foi conduzido no município de Colombo (PR). Participaram 46 profissionais que integram a rede de proteção contra a violência na infância do município. A coleta de dados foi realizada no período de abril a junho de 2011, por meio de entrevistas semi estruturadas gravadas. Utilizou se a análise de conteúdo de Bardin, na categoria temática, à luz das concepções teóricas de Fritjof Capra. Emergiram três categorias: Percepção da Rede de Proteção, Realimentação da Rede de Proteção e Conexões Não Lineares da Rede de Proteção. O estudo permitiu conhecer a dinâmica organizacional da Rede de Proteção contra a Violência na Infância em uma perspectiva autopoiética, integrativa, interativa, criativa e interdependente entre os diferentes setores e serviços que conformam a teia para a proteção infantil, sendo essa rede um potencial para a prática dos profissionais, em especial os profissionais de saúde. Com isso, os profissionais podem ultrapassar a dimensão singular para construir propostas que incorporem as dimensões estruturais e sociais para garantir o direito de proteção às crianças e suas famílias.

Palabras llave : Apoio Social; Violência; Saúde da Criança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués