SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3O setor saúde e a configuração da rede social de mulheres em situação de violência domésticaIdentificando potencialidades e fragilidades do trabalho em rede de proteção contra a violência na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

PAVAO, Maria Theresa Bittencourt. O impasse na suspeita ou na confirmação de abuso sexual infantil: a necessidade de encontrar marcas físicas. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2013, vol.14, n.3, pp. 274-279. ISSN 1518-1812.

O presente artigo é um breve recorte de uma pesquisa mais ampla intitulada “Abuso sexual infantil intrafamiliar e a escuta dos pediatras”, realizada nas unidades básicas de saúde do município do Embu (SP) e em uma unidade de especialidades na cidade de São Paulo. O objetivo desta pesquisa foi apreender como os pediatras percebem e compreendem o abuso sexual contra a criança. Para este artigo será relatado e analisado, à luz da psicanálise, um dos eixos empíricos da pesquisa no que se refere à necessidade, relatada pelos pediatras, de encontrar marcas físicas para suspeitar, diagnosticar e notificar abuso sexual. Na análise dos resultados verifica-se que, apesar de a maioria dos pediatras entrevistados ter treinamento em abuso sexual infantil, questões pessoais, culturais e institucionais dificultam a prática. Observa-se, por fim, que há muito a fazer para que os profissionais de saúde sintamse verdadeiramente capacitados para auxiliar no enfrentamento da violência contra as crianças.

Palavras-chave : Abuso Sexual Infantil; Notificação de Abuso Sexual; Violência contra Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português