SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3The health sector and the configuration of the social network women in domestic violence situationsIdentifying strengths and weaknesses of networking protection against childhood violence índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versión impresa ISSN 1518-1812

Resumen

PAVAO, Maria Theresa Bittencourt. O impasse na suspeita ou na confirmação de abuso sexual infantil: a necessidade de encontrar marcas físicas. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2013, vol.14, n.3, pp. 274-279. ISSN 1518-1812.

O presente artigo é um breve recorte de uma pesquisa mais ampla intitulada “Abuso sexual infantil intrafamiliar e a escuta dos pediatras”, realizada nas unidades básicas de saúde do município do Embu (SP) e em uma unidade de especialidades na cidade de São Paulo. O objetivo desta pesquisa foi apreender como os pediatras percebem e compreendem o abuso sexual contra a criança. Para este artigo será relatado e analisado, à luz da psicanálise, um dos eixos empíricos da pesquisa no que se refere à necessidade, relatada pelos pediatras, de encontrar marcas físicas para suspeitar, diagnosticar e notificar abuso sexual. Na análise dos resultados verifica-se que, apesar de a maioria dos pediatras entrevistados ter treinamento em abuso sexual infantil, questões pessoais, culturais e institucionais dificultam a prática. Observa-se, por fim, que há muito a fazer para que os profissionais de saúde sintamse verdadeiramente capacitados para auxiliar no enfrentamento da violência contra as crianças.

Palabras llave : Abuso Sexual Infantil; Notificação de Abuso Sexual; Violência contra Crianças.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués