SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Educational workshops with professionals of the Family Health Teams (EqSF): (re)signifying care practice for women in situations of violenceThe dilemma of suspecting vs confirming child sex abuse: the need of finding physical evidence índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versión impresa ISSN 1518-1812

Resumen

DUTRA, Maria de Lourdes  y  VILLELA, Wilza Vieira. O setor saúde e a configuração da rede social de mulheres em situação de violência doméstica. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2013, vol.14, n.3, pp. 266-273. ISSN 1518-1812.

Este artigo apresenta resultados obtidos em pesquisa mais ampla intitulada “A configuração das redes sociais de mulheres em situação de violência doméstica”, realizada em um município da região metropolitana de São Paulo. Busca-se neste texto analisar o papel desempenhado pelo setor saúde na rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. Utilizase como referencial o conceito de redes sociais, tal como proposto nas pesquisas sociais. Assume-se a perspectiva de avançar para além das análises estruturais e funcionais das redes em direção às dinâmicas relacionais que se estabelecem em seu interior, de acordo com os preceitos formulados por Paulo Henrique Martins e a concepção de violência doméstica que orienta a Lei Maria da Penha. A violência impingida às mulheres impossibilita a manutenção dos vínculos sociais, promovendo isolamento e fragilidade, o que dificulta a obtenção de apoio para saída da situação. O setor saúde apresenta-se fragmentado quanto ao fluxo de trocas que deveria existir em seu interior e com os demais serviços, distanciando-se da realidade das mulheres e limitandose, na maioria dos casos, à medicalização das marcas da violência deixadas nos seus corpos.

Palabras llave : Violência Doméstica; Saúde Pública; Redes Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués