SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3O setor saúde e a configuração da rede social de mulheres em situação de violência doméstica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

SILVA, Ethel Bastos da; CORTES, Laura Ferreira; PADOIN, Stela Maris de Mello  e  VIANNA, Lucila Amaral Carneiro. Oficinas pedagógicas com profissionais das Equipes de Saúde da Família (EqSF): (re)significando a prática assistencial às mulheres em situação de violência. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2013, vol.14, n.3, pp. 259-265. ISSN 1518-1812.

Neste estudo, objetiva-se descrever as oficinas pedagógicas realizadas com profissionais de Equipes de Saúde da Família (EqSF) com a temática violência contra as mulheres. É parte de um projeto de tese de doutorado realizado em um município da Região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, nos meses de setembro a dezembro de 2012. A técnica utilizada, oficinas pedagógicas, fundamentou-se na Pedagogia Problematizadora e foi aplicada nas etapas do Arco de Charles Maguerez: observação da realidade com a identificação do problema da prática; elaboração dos pontos-chave ou temas; teorização, hipóteses e soluções; aplicação à realidade. Os resultados revelaram interação entre pesquisadores e profissionais e o desejo comum de construírem abordagens por meio do diálogo, conhecimento prático e teórico. Houve maior integração entre os profissionais das equipes de saúde e setores da educação, justiça e assistência social. Foi possível ressignificar a prática assistencial, a partir da reflexão, e propor ações transformadoras para a promoção do acolhimento da mulher. Emergiu daí a necessidade do trabalho contínuo dessa temática por meio da Educação Permanente.

Palavras-chave : Violência contra a Mulher; Saúde da Família; Profissionais de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português