SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Methylphenidate in the treatment of attention deficit disorder and hyperactivity in children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

Print version ISSN 1518-1812

Abstract

PSALTIKIDIS, Eliane Molina et al. Portal de manuais do Hospital de Clínicas da Unicamp: amplo acesso às informações institucionais. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 247-253. ISSN 1518-1812.

Manuais de trabalho são instrumentos administrativos que permitem sistematizar atividades executadas por diferentes profissionais, estabelecer pontos de controle e mensuração de resultados. Visam reduzir a variedade de produtos ou serviços prestados, subsidiar o treinamento e supervisão dos procedimentos, diminuir o risco de eventos adversos, favorecer revisão dos processos, atender exigências de órgãos fiscalizadores e programas de certificação. O artigo visa apresentar as estratégias do HC-Unicamp para elaboração e divulgação dos manuais institucionais a todos os profissionais, por meio de portal eletrônico. As premissas do projeto são: elaboração participante e multidisciplinar; descrição por processos de trabalho; refletir a realidade e prática atual; profundidade e detalhe determinados pela demanda e interesse da área; descrição objetiva, didática e atrativa com foco no público alvo; layout e logotipos padrão; compatibilidade e integração com manuais de outras áreas; revisão pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e a de Segurança do Trabalho; prioridade em divulgação e uso eletrônico. O portal, atualmente, dispõe 73 manuais (49 sobre assistência e 24 de áreas de gestão/apoio), registrados no International Standart Book Number (ISBN) como e-book. O acesso é livre, em todo o HC-Unicamp, para mais de 1.500 computadores, pela rede de assistência e Intranet.

Keywords : Manuais; processo de trabalho; informatização hospitalar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese