SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Treatment of adults with chronic hepatitis C virus genotype 1 with protease inhibitors (boceprevir and telaprevir or)Methylphenidate in the treatment of attention deficit disorder and hyperactivity in children and adolescents índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versión impresa ISSN 1518-1812

Resumen

TOMA, Tereza Setsuko et al. Heparinas de baixo peso molecular para profilaxia e tratamento de trombose venosa profunda na gravidez. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 229-236. ISSN 1518-1812.

Introdução: A trombose venosa profunda (TVP) caracteriza-se por formação aguda de trombos no sistema venoso profundo. A grávida apresenta um risco seis vezes maior de ocorrência de TVP. Heparinas não fracionada (HNF) e de baixo peso molecular (HBPM) têm sido prescritas para tromboprofilaxia durante a gravidez. Objeto: Este estudo foi realizado para atender demanda da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em razão da HBPM enoxaparina sódica ser motivo de ações judiciais e administrativas. Método: Realizou-se análise de provas acerca da eficácia e segurança da enoxaparina em comparação a outras heparinas ou placebo nas principais bases de dados científicos. Seis revisões sistemáticas foram selecionadas para análise. Resultados: Não há provas de alta qualidade para afirmar que enoxaparina sódica seja diferente de outras HBPM em eficácia e segurança na profilaxia e tratamento da TVP na gravidez. No entanto há indícios de que elas causam menos episódios de sangramento do que as HNF. Conclusão: Recomenda-se que as solicitações de HBPM por demandas judiciais ou administrativas para a SES-SP sejam atendidas com o fornecimento de dalteparina sódica (incluída na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), considerando-se ajustes posológicos a ser definidos pelo prescritor.

Palabras llave : Enoxaparina Sódica; Heparinas; Trombose Venosa Profunda.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués