SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Development of horizon scanning system for emerging health technology and Brazilian proposalLong-acting insulins to treat diabetes mellitus type 2 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versión impresa ISSN 1518-1812

Resumen

TOMA, Tereza Setsuko; ALMEIDA, Eduardo Fonseca de; CINTRA, Eliane de Araújo  y  NASCIMENTO, Andréia de Fátima. Abatacepte para pacientes com artrite reumatoide refratária ao tratamento com fármacos modificadores do curso da doença. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 179-186. ISSN 1518-1812.

A artrite reumatoide (AR) é doença inflamatória sistêmica, crônica e progressiva, que acomete membrana sinovial, articulações, ossos e cartilagens. Controlar dor e rigidez, reduzir perda da função e incapacidade articular e melhorar qualidade de vida são os propósitos no manejo da AR. Anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos são usados no alívio dos sintomas. Medicamentos denominados drogas modificadoras do curso da doença (DMCD) biológicas ou não biológicas são utilizados para reduzir dano articular. As DMCD biológicas suprimem o sistema imunológico e a resposta inflamatória. Abatacepte é fármaco biológico imunomodulador seletivo da co-estimulação, inibindo linfócitos T. O objeto deste artigo é discutir provas científicas sobre efetividade e segurança do abatacepte no tratamento da AR refratária ao uso de DMCD não biológicas. Realizou-se busca de documentos nas bases PubMed, EMBASE, TRIP DATABASE, Google Acadêmico, SciELO e LILACS, de 2009 a 2012. De 360 estudos identificados, 19 foram selecionados. Conclui-se que abatacepte é indicado para pacientes com AR grave que não respondem a pelo menos dois esquemas com DMCD não biológicas, sendo opção quando não há resposta a tratamento com biológicos anticitocinas do grupo dos anti-TNF.

Palabras llave : Abatacepte; Drogas Biológicas; Artrite Reumatoide.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués