SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2The importance of technologies assessment for the Brazilian Health System author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

Print version ISSN 1518-1812

Abstract

TRINDADE, Evelinda. Desenvolvimento da Avaliação de Tecnologias de Saúde no mundo. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 135-141. ISSN 1518-1812.

A avaliação de tecnologias de saúde (ATS) visa qualificar e quantificar de maneira sistemática, ou desenvolver o conhecimento científico sobre tecnologia(s) relevante(s) para programa(s), visando tomar decisões, seja de adoção, uso racional ou abandono, mais objetivas, com base em provas científicas e atendendo aos princípios básicos de justiça social e responsabilidade fiscal. A influência dos programas de ATS internacionais fez emergir algumas lições relevantes, por exemplo: (a) o paralelo entre a capacidade instalada e o contexto da experiência, que pode propiciar ideias/conhecimento para desenvolver inovações e indústrias; (b) a influência na mudança do padrão das decisões de cobertura, do mérito e custo-efetividade ou accountability, mesmo em sistemas de saúde com modelo de mercado privado, diante da escalada de custos no setor; (c) a sistemática de acompanhamento dos processos de assistência incorporados para discriminar oportunidades de melhorias ou estabelecer parâmetros para benefícios em potência de novas tecnologias e sua comparação; e (d) o trabalho capilarizado em redes como multiplicador de capacidade, número de autores e especialidades, consciência, pertença e adesão às decisões, resultando em ações para a saúde com maior qualidade. Com o melhor embasamento sólido disponível no momento de realizar a decisão, além da defesa legal e civil daqueles envolvidos na decisão, a ATS representa a melhor resposta ao desafio da solidariedade e dos princípios superiores de equidade e acesso.

Keywords : Avaliação de Tecnologias de Saúde; Planejamento em Saúde; Cobertura Universal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese