SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Câncer de pênis, aspectos epidemiológicos e fatores de risco: tecendo considerações sobre a promoção e prevenção na Atenção Básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

CLARO, Joaquim de Almeida. A experiência bem-sucedida do Centro de Referência da Saúde do Homem no tratamento da hiperplasia benigna da próstata. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 119-124. ISSN 1518-1812.

O crescimento não-cancerígeno da próstata, conhecido como hiperplasia prostática benigna (HPB), é extremamente comum, atingindo entre 50% e 80% dos homens. Os sintomas mais comuns são jato fraco e fino, dificuldade miccional, acordar à noite para urinar, urinar muitas vezes, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, urgência e retenção urinária. Também podem surgir insuficiência renal, infecção e falência  da bexiga. Embora os sintomas iniciais sejam discretos, existe importante comprometimento da qualidade de vida. Nos Estados Unidos, 38 milhões de homens procuram tratamento para HPB e 1,5 milhão de cirurgias são realizadas anualmente. Tradicionalmente, a ressecção endoscópica da próstata exigia hospitalização de quatro dias, com sangramento importante, podendo causar insuficiência renal, com necessidade de UTI e hemodiálise. Modernamente, realizamos no Centro de Saúde do Homem a fotoablação com laser de diodo de 250 W (Urobeam-Dornier) com excelentes resultados, mesmo em próstatas muito grandes, ou em pacientes em retenção urinária. A cirurgia com laser Urobeam é realizada sem nenhum sangramento, sem insuficiência renal e sem internação, com economia de US$ 800,00 a US$ 4.000,00, dependendo da instituição e da condição clínica do paciente.

Palavras-chave : Hiperplasia prostática benigna; Fotoablação com Laser Urobeam; Ressecção endoscópica da próstata.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português