SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A população adulta em situação de rua da área central do município de São Paulo e a vulnerabilidade às infecções sexualmente transmissíveis e Aids: um estudo descritivoCâncer de pênis, aspectos epidemiológicos e fatores de risco: tecendo considerações sobre a promoção e prevenção na Atenção Básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

PAULA, Silvia Helena Bastos de; ALMEIDA, Juliane Daniee  e  BONFIM, José Ruben de Alcântara. Disfunção erétil: da medicalização à integralidade do cuidado na Atenção Básica. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 101-109. ISSN 1518-1812.

Existem projeções de que até 2025 haverá 322 milhões de homens com disfunção erétil (DE) em todo o mundo e que ocorra maior incremento de casos nos países em desenvolvimento, como os da África e os da América Latina. A disfunção erétil foi definida pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos da América (EUA) como incapacidade persistente para atingir e manter uma ereção peniana de modo suficiente para o intercurso sexual satisfatório. Adotou-se a nomenclatura “disfunção erétil” em substituição a impotência masculina, expressão que tem conotação estigmatizante. Considerando-se aspectos sociais e valores relacionados com juventude e sexualidade que afetam a função sexual masculina e os problemas de acesso de homens aos serviços de assistência, realiza-se breve discussão sobre as implicações da DE e seus fatores condicionantes e transtornos decorrentes do agravo, assim como as opções terapêuticas e estratégias de promoção da saúde sexual e reprodutora do homem.

Palavras-chave : Disfunção erétil; Atenção primária; Medicalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português