SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Conhecimentos, atitudes e práticas sobre o câncer de próstata em Juiz de Fora (MG)Prevalência do consumo abusivo de álcool em homens no estado de São Paulo: apontamentos para uma abordagem do alcoolismo na Atenção Básica à Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

FIGUEIREDO, Regina; MCBRITTON, Marta  e  PEIXOTO, Marcelo. Promoção de saúde integral e abordagem de gênero como estratégia de ação em saúde sexual e reprodutiva de homens heterossexuais. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 65-72. ISSN 1518-1812.

O artigo relata a experiência de atuação em saúde do homem desenvolvida pelo Instituto Cultural Barong. A metodologia adotada partiu de indicadores de morbidade e mortalidade masculinas e de referenciais da construção de gênero do padrão de masculinidade heterossexual atual, para criar um discurso de promoção à saúde sexual e reprodutiva e prevenção de DST/Aids e hepatites para homens. Como estratégia de trabalho foram realizadas ações de rua e em empresas com grande concentração masculina, desenvolvimento e distribuição de materiais educativos e informativos para este público, incorporando temas gerais de saúde, por meio de uma abordagem lúdica dos padrões de masculinidade, visando à reconstrução destes, com base na percepção das vulnerabilidades masculinas, e apontando a necessidade de adoção de comportamentos de autocuidado e prevenção, incluindo a busca de serviços públicos de saúde. Diante da inexistência de protocolos e fluxos definidos quanto à realização de consultas, exames e informação de serviços quanto à saúde de homens no Brasil, foram criados parâmetros práticos de orientação ao público masculino no cuidado de sua saúde em geral e qualidade de vida, incluindo foco em saúde sexual e prevenção, além da criação de folhetos e cartilhas específicos para este público, que teve grande aceitação, demostrando o sucesso da abordagem.

Palavras-chave : Saúde do homem; Prevenção de DST/Aids; Promoção da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português