SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Dia de Atenção Integral à Saúde do Homem: ação estratégica da Unidade Médica de Saúde da Família do Rio Comprido, Jacareí, SPConhecimentos, atitudes e práticas sobre o câncer de próstata em Juiz de Fora (MG) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

PINHEIRO, Thiago Félix  e  COUTO, Márcia Thereza. Homens e camisinha: possibilidades e limites na construção da Saúde do Homem. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 49-55. ISSN 1518-1812.

O presente artigo analisa a dispensação da camisinha no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) e, com base nesta análise, discute a relação entre masculinidades e saúde. Utiliza metodologia de abordagem qualitativa e apresenta pesquisa etnográfica realizada em quatro serviços de saúde (dois em Pernambuco e dois no Rio Grande do Norte). Aponta limites e potencialidades dos serviços de APS para a realização da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST)/aids e para a promoção da saúde sexual e reprodutiva. Nesse contexto, a dispensação de camisinha se configura como uma possível ponte entre os homens e os serviços. A análise dos dados aponta para a necessidade de reflexão, com base na perspectiva relacional de gênero, a respeito da inserção dos homens no contexto dos serviços de saúde, e da abordagem das masculinidades, sobretudo no atual cenário da implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).

Palavras-chave : Saúde do homem; Preservativos/Camisinhas; Atenção primária à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português