SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Homens e gênero: desafios na construção de uma agenda de política de saúdeIdentidades de gênero: a diversidade de masculinidades e feminilidades em transformação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

GUERRIERO, Iara Coelho Zito. Masculinidades e prevenção do HIV. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2012, vol.14, n.1, pp. 17-23. ISSN 1518-1812.

Este artigo discute concepções de masculinidade e sua influência na vulnerabilidade ao HIV. Os homens participantes deste estudo consideram como característica masculina ser um bom provedor financeiro, sexual e afetivo. A sexualidade masculina é considerada intensa e requerente de satisfação imediata. Segundo esse paradigma, um homem deve ter uma resposta sexual imediata e estar sempre pronto para uma mulher que se coloque disponível. A decisão do número de filhos cabe à mulher, assim como a contracepção. Ser homem é não ser homossexual - entendido como aquele que é o passivo na relação sexual. O uso da camisinha é inconcebível numa relação estável, e as razões que motivam o uso são apenas a curiosidade e a necessidade de evitar uma gravidez. Nenhum dos participantes afirmou ter utilizado a camisinha para prevenir DST/Aids. Os homens que usam camisinha em todas as relações sexuais assumiram para si a responsabilidade de evitar uma gravidez, o que poderia resultar em pagar pensão. Assim, apresenta-se como uma boa opção associar prevenção das DST/Aids e anticoncepção. Os dados analisados reforçam a necessidade de se considerarem as concepções sobre masculinidade existentes na sociedade para o desenvolvimento de ações eficazes destinadas à saúde dos homens.

Palavras-chave : Homens e saúde; Masculinidades; Gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português