SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A gestão estadual perante os desafios da atual etapa de implantação do Sistema Único de Saúde: um estudo de caso da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (2005-2007) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

PSALTIKIDIS, Eliane Molina et al. Desenvolvimento de Sistema de Apoio à Regulação de Urgência e Emergência para região de Campinas. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2012, vol.13, n.3, pp. 269-276. ISSN 1518-1812.

A regulação dos casos de urgência e emergência exige agilidade e eficácia. No Estado de São Paulo, esses casos são regulados pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), localizada na capital, com profissionais reguladores, que enfrentam o desafio de se inteirarem das diferentes realidades do interior. A região de Campinas agrega 42 municípios com 103 serviços de saúde, gerando dúvidas no referenciamento dos casos, por falta informações relativas aos recursos. O objetivo do artigo é descrever a construção de um Sistema de Apoio à Regulação de Urgência e Emergência para Região de Campinas, por parceria entre o Hospital de Clínicas-Unicamp e o Departamento Regional de Saúde DRS-VII. Teve como premissas seguir a lógica de referenciamento pactuada e substituir o processo manual por sistema eletrônico de fácil manuseio, ágil, gratuito e compatível com qualquer computador. O sistema foi implantado, com êxito, na CROSS e instituições envolvidas, promovendo acesso às informações de forma prática e rápida, permitindo distribuição regular e correta dos casos aos serviços de saúde. Com esta experiência, a CROSS pretende desenvolver sistema semelhante para atender a todas as regiões do Estado de São Paulo.

Palavras-chave : Urgência e Emergência; Regulação; Gestão em Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português