SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A Saúde e as Ações Intersetoriais no município de Embu das ArtesDesenvolvimento de Sistema de Apoio à Regulação de Urgência e Emergência para região de Campinas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

CECILIO, Luiz Carlos de Oliveira et al. A gestão estadual perante os desafios da atual etapa de implantação do Sistema Único de Saúde: um estudo de caso da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (2005-2007) . BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2012, vol.13, n.3, pp. 261-267. ISSN 1518-1812.

Na atual etapa de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), é esperado dos gestores estaduais o apoio à criação dos sistemas regionais de atenção à saúde, constituindo-se de redes de cuidado complexas, resolutivas e de caráter intermunicipal. O artigo apresenta os resultados de pesquisa qualitativa, realizada em um órgão regional da Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de caracterizar como o gestor estadual atua no processo de regionalização, em particular as relações que constrói com os gestores municipais. O estudo destaca o esvaziamento e despreparo do órgão regional para cumprir as funções de coordenação da regionalização e de apoio técnico aos gestores municipais, bem como aponta que recursos financeiros insuficientes explicam apenas em parte a dificuldade na construção das regiões de saúde.

Palavras-chave : Regionalização; Municipalização; Regiões de Saúde; Gestão Estadual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português