SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A arte da regulação na Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes (Lições aprendidas)A gestão estadual perante os desafios da atual etapa de implantação do Sistema Único de Saúde: um estudo de caso da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (2005-2007) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

BOARETTO, Roberta Cristina; TELESI JUNIOR, Emílio; PUCCI, Manuela de Resende B. R.  e  BERNARDO, Joyce. A Saúde e as Ações Intersetoriais no município de Embu das Artes. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2012, vol.13, n.3, pp. 253-259. ISSN 1518-1812.

As formas hegemônicas de enfrentamento dos complexos problemas em saúde se mostraram ao longo do tempo insuficientes e, neste contexto, a intersetorialidade surge como alternativa para a superação deste modelo fragmentado, propondo a articulação de saberes, vontades e setores sociais diversos como resposta às demandas da população. Partindo desta nova lógica para a gestão nos municípios, a pesquisa tem como objetivo a identificação e reflexão acerca das ações intersetoriais existentes no município de Embu, visando a redução da mortalidade infantil e seus determinantes. Para a discussão sobre o desafio da intersetorialidade , faz-se necessária a abordagem de temas que estão diretamente interconectados na teia de gestão em saúde como equidade, qualidade de vida, participação social e promoção de saúde, que, por sua vez, pode se apresentar sob diversas óticas de compreensão - desde seu entendimento conceitual às práticas desenvolvidas. Parte-se aqui da compreensão de que a redução dos óbitos infantis poderá ser atingida como reflexo de uma adequada e potencializadora articulação intersetorial.

Palavras-chave : Planejamento Urbano; Promoção da Saúde; Ações Integradas; Intersetorialidade; Política Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português