SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3A incorporação dos conhecimentos em saúde coletiva nas políticas e práticas municipais do SUS - a perspectiva do CONASSUma reflexão sobre as contribuições do Projeto Amamentação e Municípios (AMAMUNIC) para a gestão e práticas de saúde no SUS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

TOMA, Tereza Setsuko. Da intuição às políticas públicas: a jornada para incorporação do Método Canguru no cuidado ao recém-nascido de baixo peso. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2012, vol.13, n.3, pp. 231-238. ISSN 1518-1812.

Em 1979, iniciou-se na Colômbia, o “Programa Madre Canguro” para promover a alta hospitalar precoce de recém-nascidos de baixo peso, pré-termos ou pequenos para a idade gestacional. Desde então, esta proposta foi incorporada na prática clínica em vários países, sendo adaptada às necessidades médicas, sociais e culturais de cada comunidade. No Brasil, o Ministério da Saúde publicou em 2000 uma portaria com as diretrizes para sua implantação. Este artigo tem como finalidade apresentar o que tem sido publicado sobre o Método Canguru (MC) no mundo, com ênfase na incorporação desta tecnologia. Esta revisão descritiva analisou resumos de artigos publicados até 10 de setembro de 2011. A busca foi realizada nos bancos de dados PubMed, SciELO e LILACS. Os 262 resumos de artigos analisados abordam o MC em suas diversas interfaces, incluindo benefícios potenciais, segurança, aceitabilidade e implementação, vivências das mães e familiares. Revisões sistemáticas apontam benefícios inegáveis do método para a redução da morbi-mortalidade de recém-nascidos de baixo peso. Há diferentes tendências na implantação do método entre os países de acordo com seu grau de desenvolvimento econômico. Um grande desafio em nosso país é a implantação do MC conforme preconizado na Norma de Orientação para a Implantação do Método Canguru.

Palavras-chave : Método Canguru; Revisão; Incorporação de Tecnologias em Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português