SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Incorporação dos resultados de pesquisa pelos gestores do Sistema (Único) de Saúde num contexto atualIncorporação de Tecnologias em Saúde no Brasil: novo modelo para o Sistema Único de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

BASCOLO, Ernesto  e  YAVICH, Natalia. Incorporação dos conhecimentos da Saúde Coletiva pelos gestores de saúde na Argentina: o caso dos serviços de saúde de Rosario. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2012, vol.13, n.3, pp. 205-213. ISSN 1518-1812.

Este ensaio busca refletir sobre uma estratégia de utilização do conhecimento pelos gestores de serviços municipais de saúde na cidade de Rosário (Argentina), através da articulação de processos de pesquisa e formação de gestores de serviços de saúde com os processos políticos e institucionais de mudanças na organização do sistema de serviços de saúde. A geração das condições de integração demandou esforços significativos de adaptação: mudanças dos atores envolvidos para facilitar a legitimidade e a comunicação entre academia e serviços de saúde, desenvolvimento de novos conteúdos e metodologias adaptadas aos problemas existentes e produção de estratégias ativas de divulgação de pesquisas a partir de uma ampla gama de trabalhadores. Os níveis de flexibilidade necessária e a magnitude dos esforços investidos tanto pelos produtores quanto pelos usuários do conhecimento devem ser interpretadas no contexto da complexidade política que atravessa os sistemas de saúde na América Latina, onde a gestão dos serviços influencia tanto o conhecimento cognitivo, na distribuição de recursos (energia e dinheiro), bem como sobre os resultados substantivos oferecidos à população.

Palavras-chave : Utilização do Conhecimento Científico nos Serviços de Saúde; Inovações Institucionais; Atores; Processos Políticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português