SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O conhecimento do público acerca da epilepsia: uma pequena amostragem em Campinas (SP)Pessoas com deficiência e o uso dos serviços de saúde: a questão da (in)acessibilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

PEREIRA, Cristina Fernandes  e  VIEIRA VILLELA, Wilza. Acupuntura na rede pública de saúde: uma análise sobre a organização e funcionamento na unidade de referência em Uberlândia-MG. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 156-161. ISSN 1518-1812.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) consiste num conjunto complexo de técnicas terapêuticas que buscam tratar o indivíduo como um todo, através da estimulação de mecanismos naturais, para gerar equilíbrio energético do corpo e proporcionar saúde. Dentre os recursos da MTC, a acupuntura é um dos mais reconhecidos e utilizados no país. Ela é uma técnica com baixo custo de aplicação e de recursos materiais; ausência de efeitos colaterais significativos; e com alta resolutibilidade. Em 2006, sua oferta na rede pública de saúde foi normatizada pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Em Minas Gerais, esta normatização foi reafirmada pela Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC), em 2009. Nesse contexto, este estudo de caso tem como objetivo descrever a organização, funcionamento e perfil do usuário da acupuntura na unidade de referência em Uberlândia-MG. Para tanto, foi realizada observação do fluxo de atendimento, coleta e análise de dados dos prontuários dos usuários e análise documental e bibliográfica. Conclui-se que a implementação da PNPIC traz uma nova perspectiva para os serviços de saúde públicos, podendo contribuir significativamente para o desenvolvimento de ações de promoção de saúde.

Palavras-chave : Acupuntura; PNPIC; Promoção de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português