SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Prevalência de transtornos mentais comuns auto-referidos e sua relação com os serviços de saúde em municípios da Baixada Santista - SPAcupuntura na rede pública de saúde: uma análise sobre a organização e funcionamento na unidade de referência em Uberlândia-MG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

CUNHA, Rodrigo Bastos. O conhecimento do público acerca da epilepsia: uma pequena amostragem em Campinas (SP). BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2011, vol.13, n.2, pp. 147-155. ISSN 1518-1812.

Embora seja crescente a circulação de informações na mídia sobre ciência e tecnologia, em geral, e sobre saúde, em particular, ainda é consideravelmente grande a parcela da população que se diz pouco ou nada informada nessas questões, segundo apontam estudos de percepção pública. No caso específico da epilepsia, a desinformação pode ser ainda maior, o que traz como consequência, entre outras coisas, a estigmatização da pessoa com epilepsia, conforme apontam diversas pesquisas. Este artigo apresenta os resultados de um pequeno levantamento por amostragem, sobre percepção pública da epilepsia, realizado na cidade de Campinas (SP), como parte da formação de alunos de um curso de especialização em divulgação científica na área de saúde com foco em neurociências. Dados qualitativos deste levantamento mostram que, apesar da maioria de os entrevistados afirmarem saber o que é epilepsia, suas definições revelam diferentes níveis de compreensão. O levantamento também aponta maior desinformação entre jovens até 17 anos sobre o que é essa condição neurológica e se ela tem tratamento ou não, o que pode ser confrontado com futuros levantamentos focais com um universo mais amplo de entrevistados e orientar divulgações para esse público específico.

Palavras-chave : Epilepsia; Percepção pública da ciência; Comunicação em saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português