SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Avaliação da tecnologia empregada no Hemoglobinômetro Hb-010 (Agabê®) e a possibilidade de aplicação no Sistema Único de SaúdeAvaliação das dimensões organizacionais e de desempenho dos serviços de saúde que atuam no controle da tuberculose em municípios do Estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

BENTO, Ricardo Ferreira  e  PENTEADO, Silvio Pires. Avaliação de desempenho do aparelho de amplificação sonora individual modelo retroauricular, digital e de especificações mínimas. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 53-59. ISSN 1518-1812.

O tratamento das disacusias neurosensoriais baseia-se no uso de aparelho de amplificação sonora individual, conhecido como prótese auditiva acústica. Em 2004, o Governo Brasileiro implementou um programa nacional de saúde auditiva, distribuindo próteses auditivas gratuitamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Tais produtos são importados, primariamente projetados para atender pacientes de varejo, os quais contam com recursos financeiros distintos dos pacientes que procuram receber as doações governamentais. Terminada a garantia de suas próteses, os pacientes que receberam as doações se vêem com dificuldades financeiras para mantê-las em funcionamento e, habitualmente, as abandonam. Contatou-se a cadeia de suprimentos dos fabricantes internacionais de próteses auditivas e, por meio de ensaios, obteve-se um modelo retroauricular digital, desenvolvido a partir de componentes padronizados, apresentando baixo custo de montagem. Várias unidades foram montadas e testadas em pacientes usuários de próteses auditivas doadas pelo Governo. Os pacientes registraram níveis de satisfação próximos dos observados nos produtos importados, mas com um menor consumo de bateria. Concluiu-se que é possível desenvolver próteses auditivas digitais no desenho retroauricular, montados a partir de componentes padronizados com vantagens no baixo custo de aquisição (vantagens para o Governo) e de manutenção (vantagens para o paciente).

Palavras-chave : Perda auditiva; prótese auditiva; administração em saúde pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português