SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Referenciamento regional: compatibilizando universalidade e integralidade no SUS-SPAvaliação da tecnologia empregada no Hemoglobinômetro Hb-010 (Agabê®) e a possibilidade de aplicação no Sistema Único de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

PIRES, Fábio A et al. Ambiente para extração de informações de saúde a partir de bases de dados do SUS. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 39-45. ISSN 1518-1812.

RESUMO A aplicação de técnicas para produção de informação gerencial e descoberta de conhecimentos em grandes bases de dados, como as existentes nos sistemas de informação do DATASUS, pode representar um avanço substancial na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados da saúde pública são produzidos por vários sistemas isolados e não integrados, tornando mais difícil a tarefa de produzir informação gerencial. Essa dificuldade motivou este trabalho, cujo objetivo é criar um ambiente (MinerSUS) para extração de informação, a partir da mineração das bases de dados do SUS no Estado de São Paulo. Nesse sentido, foi implantado um ambiente adequado às peculiaridades da Saúde Pública e dos sistemas de informações do SUS, com as seguintes características: 1) Data Warehouse (DW) reunindo e integrando os dados dos sistemas do SUS; 2) processo de coleta, limpeza, integração e carga das bases de dados do SUS no DW; 3) componente para produção de informação gerencial; 4) metodologia para identificar o paciente em seus diversos atendimentos no Sistema Público de Saúde. Foram realizados diversos testes para avaliar a funcionalidade e a efetividade das ferramentas criadas, com ênfase em aplicações de cardiologia. Os resultados evidenciaram a efetividade das ferramentas nos aspectos mais complexos da gestão de informações para desenvolver conhecimentos, a partir das bases de dados do DATASUS.

Palavras-chave : Sistemas de informação em saúde; mineração de dados; relacionamento de base de dados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português