SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Estruturação do sistema de referência regional para atenção hospitalar de média e alta complexidade no HCFMRP-USPAmbiente para extração de informações de saúde a partir de bases de dados do SUS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

VENANCIO, Sonia Isoyama et al. Referenciamento regional: compatibilizando universalidade e integralidade no SUS-SP. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 33-38. ISSN 1518-1812.

Este trabalho tem por objetivo avaliar práticas gestoras de referenciamento regional no Estado de São Paulo, identificando as principais dificuldades encontradas nos processos de pactuação com vistas à integralidade da atenção. Foram selecionadas cinco Regiões (Campinas, Piracicaba, Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto e São José dos Campos) nas quais foram analisados instrumentos de referenciamento operantes e a percepção dos gestores regionais e municipais sobre este processo. A análise das entrevistas com gestores revelou que os mecanismos formais de referenciamento eram insuficientes, bem como os instrumentos para o seu acompanhamento; nas regiões metropolitanas parecia haver maior dificuldade para pactuação das referências; o fortalecimento dos espaços de negociação entre os gestores foi apontado como um fator facilitador do processo.

Palavras-chave : Sistema Único de Saúde; gestão em saúde; regionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português