SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Relatos sobre o cotidiano da população pobre e o princípio constitucional da dignidade da pessoa humanaPatologização da adolescência e alianças psi-jurídicas: algumas considerações sobre a internação psiquiátrica involuntária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

KEINERT, Ruben Cesar; KEINERT, Tania Margarete Mezzomo  e  DIAS, Daniel da Silva. Morrer faz parte da vida: o direito à morte digna. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.3, pp. 260-267. ISSN 1518-1812.

O texto mostra como um modelo de “boa morte” foi sendo fixado ao longo de séculos na sociedade Ocidental, baseado sobretudo nos estudos de Philippe Ariès. Esse modo bom de morrer foi radicalmente modificado no século XX, como uma decorrência do extremo avanço da medicina e do fato que as pessoas passaram a terminar suas vidas em hospitais, majoritariamente. Essa morte foi percebida como algo sofrido e levou ao aparecimento de um movimento de reação. A partir daí, construiu-se uma legislação para garantir o direito à morte digna.

Palavras-chave : Terminalidade; direitos do paciente; cuidados paliativos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português