SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2O protagonismo da saúde nos projetos de inclusão social em Santo André (SP)Desigualdades raciais na saúde: mortalidade nas regiões de saúde paulistas, 2005 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

CERQUEIRA, Monique Borba. Pobreza, periferia e diversidade cultural: desafios para a saúde. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 138-142. ISSN 1518-1812.

RESUMO Pobreza, periferia e diversidade cultural compõem um contexto de grande complexidade, desafiando os serviços de saúde em sua interlocução com as populações pobres. Por um lado, a pobreza é estudada como fenômeno que precisa incorporar procedimentos adequados à mensuração para identificar e quantificar o tamanho do caos social. Por outro lado, historicamente, os pobres vêm sendo o produto de recriações constantes da subalternidade, a tradução de desejos, teorias e verdades alheias à sua realidade, o que fica evidenciado na literatura, em textos acadêmicos, nas políticas públicas e na grande mídia. Um rico universo simbólico e uma multiplicidade de conhecimentos populares e formas de sociabilidade são compartilhados nas periferias, indicando claramente que a privação não é uma via de mão única, estanque e estéril. As periferias aparecem como territórios onde as limitações materiais e a violência coexistem com uma grande diversidade cultural, possibilitando que diferentes modos de vida traduzam o universo social para além das necessidades e estruturas mais impositivas. Este é o cenário com o qual os serviços de saúde precisam dialogar no sentido de garantir o cuidado e o direito à saúde aos segmentos que apresentam precárias condições de vida e saúde no País.

Palavras-chave : Pobreza; periferia; modos de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português