SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Comunicação e saúde: por uma política ético-estética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

BORGES, Fabiane  e  ETLIN, Marc. Imersões, reciclagens e singularidades. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 94-98. ISSN 1518-1812.

RESUMO Neste texto, a questão da imersão é trabalhada como um modo de perceber/sentir um determinado espaço/tempo, casual ou produzido voluntariamente, usada aqui segundo o conceito de Deleuze para acontecimento, ou seja, trata-se de extrair, de seus entremeios, uma viva ideia de ativismo, uma disposição individual/coletiva para criação de situações de resistência aos paradigmas ambientais-político-sociais da contemporaneidade. Uma imersão coletiva é a circunstância rítmica com atuação incisiva sobre os corpos. Desse modo, nossa especulação gira em torno das potencializações que o encontro entre ação, corpo, tecnologia e tempo depreendem, e também como se constituem as relações rítmicas internas e externas à imersão. É um recorte específico, mas não restritivo. Interessa-nos pensar práticas de relação entre redes sociais diferentes entre si, em contextos imersivos coletivos, a fim de testar linguagens e deflagar processos de coconstituição de realidades e subjetividades, considerando as singularidades temporais, espaciais, territoriais e culturais de onde se está, pois imergir coletivamente em um local sem dar a devida atenção ao ambiente como um todo é ignorar a força, a sabedoria e o poder do ambiente, o qual determina os graus de relacionamento, ativando ou restringindo potencialidades.

Palavras-chave : Espaço-tempo; redes sociais; ontemporaneidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português