SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Comunicação: vínculo e exclusão - disparidades dos discursos do corpo e da falaComunicação e saúde: por uma política ético-estética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

SANTOS, Maria Helena. Ata-me: entrelinhas na comunicação de adolescentes e jovens. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 84-87. ISSN 1518-1812.

RESUMO Este artigo é resultante de trabalhos de arte-educação realizados em instituições na cidade de São Paulo com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. A tônica central desta reflexão é a contribuição da escuta analítica como possibilidade de relembrar histórias e memórias, possibilitando observar outros atributos a partir de palavras que permitam revelar um movimento subjetivo perdido nesses jovens, dando espaço a um movimento capaz de impulsioná-los a falar de suas histórias, mas com marcas de singularidade apropriadas à sua capacidade. A partir dessas experiências, percebemos que, mais do que uma intervenção para atender às necessidades biológicas desses jovens, é necessária uma ação que gere sentido aos atos por eles produzidos. Sendo assim, uma escuta analítica, que considere uma frase ou palavra enunciada pelo participante, pode atribuir luz a alguma marca que tenha a capacidade de conectar esse jovem à sua própria história, algum traço no qual ele possa se reconhecer. Assim, com essas intervenções, pode-se concluir que crianças, adolescentes e jovens que vivem em situações precárias e expostos a diversas violências tentam, aos seus modos, preservar algum fio condutor de saúde psíquica.

Palavras-chave : Arte-educação; escuta analítica; saúde psíquica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português