SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1O envelhecimento ativo no SUS: comunicação e produção de (não)sentidos em usuárias idosas de uma UBSAta-me: entrelinhas na comunicação de adolescentes e jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

MULLER, Walter. Comunicação: vínculo e exclusão - disparidades dos discursos do corpo e da fala. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 80-83. ISSN 1518-1812.

RESUMO Este artigo visa problematizar o estabelecimento de Relações Humanas dentro de espaços institucionalizados do sistema público de saúde e apresentar propostas efetivas em curso dentro de um Hospital Geral, no caso o Hospital Geral de São Mateus. Serão apresentados os temas: as disparidades dos discursos do corpo e da fala; a vigência de uma língua oficial e suas constantes, variáveis apenas dentro de dissimulações e seu manejo: eufemizações, figuras de linguagem, como metáforas e metonimias na relação com a zona de Indiscernibilidade da linguagem de usuários, suscetíveis a variações, fluxos e adaptações, mas "capturável" pela linguagem oficial, tanto no aspecto das apropriações como no da deslegitimização1; os processos da fala: humor como recurso de quebra de resistência e rigidez das linguagens; a relação instituição/linguagens e seus mecanismos de controle. Será discutido como o sistema de saúde está sujeito às padronizações e modelos que representam regimes de poder e de verdades (ou mentiras legitimadas)4. O usuário sabe que, ao buscar atendimento em uma instituição de saúde, também terá de lidar com os sistemas vigentes de produção de verdades. Assim, mostramos que a comunicação se dá no afeto, na confiabilidade e no vínculo, na linguagem corporal, nas quebras de padrão e no humor que passa pela "desburocratização" das relações, como também na legitimação dos afetos, da diversidade dos discursos, das culturas, dos gêneros.

Palavras-chave : Discurso; linguagem; vínculo; exclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português