SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1"Puerpericultura" do ventre e do sexo: orientações contraceptivas no início do século XXComunicação: vínculo e exclusão - disparidades dos discursos do corpo e da fala índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

ROSA, Tereza Etsuko da Costa  e  RAIA, Giuliana Fregonezi. O envelhecimento ativo no SUS: comunicação e produção de (não)sentidos em usuárias idosas de uma UBS. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 74-79. ISSN 1518-1812.

RESUMO Trata-se de uma reflexão, tomando o cartaz/aviso nos corredores de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) como paradigma de uma comunicação que (não) se estabelece entre uma unidade de saúde e os seus usuários. O cartaz refere-se à divulgação de atividades em grupo de idosos que é ofertada na UBS, localizada na periferia de São Paulo. Discutimos o processo de circulação ou não, de informações, dos significados culturais e da desigualdade no acesso a informações, a partir da constatação de que a população a quem se destinaria o grupo não participa dele. O raciocínio traçado nos leva a crer que a UBS acaba por reproduzir e manter circulante um capital simbólico hegemônico e sem sentido para determinados segmentos sociais, historicamente em desvantagem. De alguma forma a comunicação e os processos de circulação das informações acabam por favorecer certos segmentos sociais e excluir outros que não conseguem fazer circular os sentidos relacionados com suas necessidades e aspirações. Registramos algumas pistas para a superação da situação e enfatizamos a necessidade de refutar a ideia de que com o avançar da idade, as diferenças socioculturais que marcaram todas as etapas anteriores da vida se dissipam automaticamente.

Palavras-chave : Envelhecimento; desigualdade; diferenças socioculturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português