SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Cirurgia bariátrica na mídia: o caso da Folha de S. PauloO envelhecimento ativo no SUS: comunicação e produção de (não)sentidos em usuárias idosas de uma UBS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

FIGUEIREDO, Regina. "Puerpericultura" do ventre e do sexo: orientações contraceptivas no início do século XX. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 68-73. ISSN 1518-1812.

RESUMO Este artigo analisa a publicação "Anticoncepção", editada em 1936 no Rio de Janeiro e que procura demonstrar a preocupação e os primeiros esforços de profissionais da Medicina para a comunicação de orientações em anticoncepção no Brasil. A obra faz parte de um conjunto de esforços, não necessariamente articulado, assumido por médicos e gestores europeus durante o final do século XIX e início do século XX, para a orientação de condutas feminino-maternas, concebendo sua importância para o âmbito da Saúde Pública, que termina por chegar também ao Brasil. A análise aqui proposta reforça a importância desse tipo de publicação também na construção de orientações da conduta feminina que vão além da puericultura. O discurso observado na publicação revela preocupações conceituais e ideológicas marcantes do período, demonstrando haver a preocupação em promover conhecimentos e práticas sobre condutas sexuais e de contracepção visando o bem estar social, o controle demográfico, a redução da mortalidade materna e o bem-estar sexual do casal e a saúde da mulher-mãe, por meio da postergação da maternidade serial, como um discurso de "puerpericultura" dirigido aos próprios profissionais da Medicina, bem como à elite social vigente.

Palavras-chave : Puerpericultura; controle demográfico; contracepção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português