SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1O corpo nas ciências sociais"Puerpericultura" do ventre e do sexo: orientações contraceptivas no início do século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

FIGUEIREDO, Simone Pallone de  e  VELHO, Léa. Cirurgia bariátrica na mídia: o caso da Folha de S. Paulo. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 61-67. ISSN 1518-1812.

RESUMO O tema obesidade tem atraído muita atenção nos últimos anos, e de maneira mais crítica na década de 1990, quando assumiu características de epidemia. Tem sido assim classificada por atingir um número cada vez maior de pessoas, mesmo no Brasil, como mostram recentes pesquisas do Ministério da Saúde (Vigitel - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). A situação leva a uma corrida no âmbito da pesquisa científica em busca das causas, consequências e de tratamentos que ajudem a controlar a epidemia. Governos também são acionados para elaborar e implantar medidas que venham a modificar o ambiente que propicia o aumento da obesidade entre as populações. Uma dessas medidas foi a aprovação da cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 2001. Esse artigo analisa notícias sobre a cirurgia bariátrica publicadas em um jornal de grande circulação. O objetivo é investigar o papel da mídia no processo de medicalização da obesidade e da construção social desta epidemia.

Palavras-chave : Obesidade; cirurgia bariátrica; jornalismo científico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português