SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Humanização e processos comunicacionais: reflexões sobre a relação entre o profissional de saúde e o usuárioCirurgia bariátrica na mídia: o caso da Folha de S. Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

CINTRA, Maria Elisa Rizzi  e  PEREIRA, Pedro Paulo Gomes. O corpo nas ciências sociais. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 55-60. ISSN 1518-1812.

RESUMO Este artigo busca se aproximar da discussão sobre o corpo nas ciências sociais. Os debates sobre corpo têm se adensado e complexificado. As abordagens apontam mesmo tratar-se de temática central para se compreender os processos interativos dos sujeitos em sociedade, bem como os fenômenos mais diretamente relacionados à área de saúde. Quando falamos em corpo, uma miríade de possibilidades teórico-conceituais se abre à nossa frente. Essa discussão múltipla, que se faz e se refaz continuamente, esse "objeto-sujeito" fugidio impõe-nos, então, uma escolha. Neste texto, optamos por apenas desenhar os contornos dos debates atuais sobre o tema, bem como apontar, sempre de forma sumária, um esboço de seus efeitos nas ciências sociais. A ideia geral é que essas discussões indicam simultaneamente a existência de "grandes divisores"9 e aponta para suas superações.

Palavras-chave : Corpo; natureza; cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português