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BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)
versão impressa ISSN 1518-1812
Resumo
NOGUEIRA-MARTINS, Maria Cezira Fantini e DE MARCO, Mario Alfredo. Humanização e processos comunicacionais: reflexões sobre a relação entre o profissional de saúde e o usuário. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 49-54. ISSN 1518-1812.
RESUMO Este artigo tem como objetivo básico contribuir para as reflexões a respeito dos processos comunicacionais para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente no que tange à Humanização, tomando como base a vivência dos autores como participantes do processo de implantação do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) e a experiência como pesquisadores e assessores em serviços de saúde nos últimos anos. Em primeiro lugar, é feita uma revisão sintética sobre os documentos oficiais relativos ao PNHAH e à Política Nacional de Humanização (PNH). A seguir, colocam-se alguns aspectos relativos à problemática da comunicação nos serviços de saúde. Em continuidade, relacionamos a competência comunicativa com a formação e desenvolvimento de atitudes. São tecidas recomendações para os processos de sensibilização/capacitação dos trabalhadores do SUS.
Palavras-chave : Humanização; processos comunicacionais; capacitação.