SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Aprender e praticar saúde: reflexões sobre o novo sanitaristaO corpo nas ciências sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

NOGUEIRA-MARTINS, Maria Cezira Fantini  e  DE MARCO, Mario Alfredo. Humanização e processos comunicacionais: reflexões sobre a relação entre o profissional de saúde e o usuário. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 49-54. ISSN 1518-1812.

RESUMO Este artigo tem como objetivo básico contribuir para as reflexões a respeito dos processos comunicacionais para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente no que tange à Humanização, tomando como base a vivência dos autores como participantes do processo de implantação do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) e a experiência como pesquisadores e assessores em serviços de saúde nos últimos anos. Em primeiro lugar, é feita uma revisão sintética sobre os documentos oficiais relativos ao PNHAH e à Política Nacional de Humanização (PNH). A seguir, colocam-se alguns aspectos relativos à problemática da comunicação nos serviços de saúde. Em continuidade, relacionamos a competência comunicativa com a formação e desenvolvimento de atitudes. São tecidas recomendações para os processos de sensibilização/capacitação dos trabalhadores do SUS.

Palavras-chave : Humanização; processos comunicacionais; capacitação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português