SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1O estudo da comunicação na formação dos profissionais de saúde: algumas questões e aproximaçõesHumanização e processos comunicacionais: reflexões sobre a relação entre o profissional de saúde e o usuário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


BIS. Boletim do Instituto de Saúde (Impresso)

versão impressa ISSN 1518-1812

Resumo

TELESI JUNIOR, Emílio. Aprender e praticar saúde: reflexões sobre o novo sanitarista. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) [online]. 2010, vol.12, n.1, pp. 44-48. ISSN 1518-1812.

RESUMO A quase unanimidade entre os profissionais de saúde, que afirmam ser prioridade a formação de "novos sanitaristas" ou de profissionais para o complexo campo de atuação na saúde pública brasileira, parece apontar em uma direção que não é a mesma que verificamos na prática, visto que, na realidade, esse profissional desapareceu quase completamente do mercado. No momento em que a Universidade e outras instituições voltadas para a formação em saúde, após anos de silêncio, voltam a pensar sobre a formação do sanitarista, é necessário levantar algumas considerações sobre o tema, que leve em conta uma outra forma pedagógica, um modelo de assistência centrado não na doença, mas no cuidado com o ser humano. Esse modelo deve envolver uma compreensão mais apropriada da subjetividade dos seres em sofrimento, da necessidade de solidariedade e da permanente preocupação com o item central do objetivo terapêutico, favorecendo a reflexão a respeito da apropriação do território local, suas ações cotidianas e compreensão de sua história, seus problemas e as relações que ali se estabelecem entre os distintos grupos sociais, entre os grupos e a comunidade como um todo, e as relações entre esse todo e o mundo que o cerca.

Palavras-chave : Formação sanitária; modelo pedagógico; territorialização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português